Psicólogo
O Psicólogo tem por objetivo ajudar os acolhidos a lidar com o processo da institucionalização e seus desdobramentos podendo realizar atendimentos na modalidade individual ou grupal. É papel do psicólogo estimular/resgatar o fortalecimento de vínculos afetivos com familiares e/ou pessoas de referência para o acolhido, bem como, proporcionar/auxiliar o acesso à comunidade através da oferta de festas ou eventos na instituição e de atividades externas para que não se restrinjam apenas ao espaço da instituição desde que levado em consideração as condições clínicas e/ou comportamentais dos mesmos.
Portanto, o trabalho do psicólogo será permeado pelas questões institucionais, que envolvem tanto o âmbito micro quanto o macro institucional. Por âmbito micro institucional, considera-se a relação dos acolhidos entre si e entre a equipe como um todo. O âmbito macro institucional envolve a relação deles com a comunidade e com suas famílias ou pessoas de referência.
Dentre as atribuições do Psicólogo na instituição, estão:
- Com o acolhido: Escuta ativa individualizada; atividades grupais; orientação (psico - educação); observação do estado mental, acolhimento de demanda, estimulação cognitiva e/ou sensorial; proporcionar/auxiliar o acesso a atividades lúdicas, culturais, educativas e afins, acompanhamento em consultas psiquiátricas, intervenção em situações de conflitos/acolhido e equipe/acolhido;
- Com os familiares: Acolhimento de demanda; orientação aos familiares; acompanhamento/supervisão de visitas institucionais; estimulação para fortalecimento de vínculos; contato com familiares; proporcionar/auxiliar a oferta de festas e eventos para integrar família/acolhido;
- Com a equipe técnica: Auxilia no suporte emocional; sensibiliza e incentiva a autonomia dos usuários; intermedia relação equipe/equipe e equipe/acolhido.
Observação: O Psicólogo e o Assistente Social priorizam trabalhar de forma conjunta (psicossocial) promovendo ações e serviços individuais e/ou em grupos com o objetivo de contribuir no processo de acolhimento, melhorando a qualidade de vida da pessoa e seus familiares, restituir aspectos emocionais e sociais com uma atuação mais próxima, promovendo o acolhimento, a escuta, o cuidado dos mesmos, buscando a garantia de direitos.
Quantidade: 03